sábado, 20 de março de 2010

Semana Pedagógica






A Escola Municipal Esther Couto tem em seu quadro de gestão:

Benedilson Alves Ferreira
Sandra Maria Barros
Maria Leidinalva Evangelista Soares Ferreira
Sônia Maria Nunes Barbosa

O quadro atual de professores:

Andréia da Silva Torres
Cristianny da Costa Cardoso
Conceição de Maria Cunha e Silva
Celina Luz de Sousa Queiroz
Maria Dilurdes Carvalho
Maria de Fátima Damasceno
Maria Luiza Lima da Silva
Francisca Lúcia Costa
Ivanildes Torres Rodrigues Veloso
Edirsolene Gonçalves do Nascimento
Tácia das Neves de Mesquito
Raimundo Nonato Castelo Branco Marcos

sexta-feira, 19 de março de 2010

Carnaval Esther Couto






Carnaval do Ester Couto homenageou Carmem Miranda, o Pierrô, A Colombina e o Rei Momo.

As crianças brincaram e dançaram muito com as marchinhas de carnaval.

Objetivos:
.Conhecer a história do carnaval

.Conhecer o carnaval e suas características

.Valorizar o folclore brasileiro e suas festas

Etimologia:

“A hipótese mais aceita sobre o Carnaval é a de que se tenha originado da expressão latina”carne vale” ou seja “adeus à carne”, uma referência aos últimos dias em que se era permitido o consumo de carne antes do jejum de quaresma”.

Músicas:

.”Ô abre alas”

.Bandeira Branca

.A Jardineira

.Mamãe eu quero

. Bahiana Do Tabuleiro

. Chiquita Banana

l






Formação Continuada da Escola Esther Couto

Formadora: Maria Leidinalva Evangelista Soares Ferreira

Data: 02/03/2010

1ºEncontro

Assunto: Prática de Leitura e Escrita nas diferentes Concepções de Alfabetização

Objetivo: Refletir a prática pedagógica no ensino de leitura e escrita, esclarecer equívocos diante das concepções de alfabetização.

Metodologia: A formação será realizada através da análise de escrita dos alunos, categorizando-as de acordo com a psicogênese da língua escrita.

Avaliação: Análise apreciativa do grupo

Hipótese de Escrita Segundo a Psicogênese

Pré-sílábico

.Representações figurativas e não-figurativas

.Utiliza todo o espaço do papel

.Realismo nominal

.Repertório restrito de letras

Silábico sem correspondência

.Controle qualitativo e quantitativo.

Silábico Alfabético

.Representa algumas sílabas completas

·.

Alfabético

.Compreensão da logicidade da base alfabética

.Escrita Ortográfica

Formação Continuada

Nosso 2ºEncontro

Data: 09/03/2010

Tema: Alfabetização

Assunto: Prática Pedagógica no ensino de leitura e escrita

Metodologia: A formação será realizada através da análise de atividades de leitura e escrita

Avaliação: Análise apreciativa do grupo




Projeto da professora Fátima Damasceno de Educação Física

Projeto: Bem-Estar e Saúde para ser Feliz

O presente projeto visa atender o plano de metas da Escola, com o objetivo a orientação e fortalecimento do convívio social. A professora Fátima Damasceno buscando em conjunto com o corpo docente desenvolver de forma coletiva programas e projetos comprometidos com o bem – estar e a saúde da população escolar desta forma ajudando a preservar a saúde e o seu bem-estar de acordo com a necessidade emocional e afetiva na vida social.

Por esta razão procuramos ter uma acolhida nos primeiros momentos do dia para reflexão, meditação, discussão, apreciação de paisagem, exercício de alongamento, depoimentos, elaboração de poesias sobre os momentos que vivemos juntos.

HISTÓRICO DA E. M. ESTHER COUTO


HISTÓRICO DA E. M. ESTHER COUTO

A Unidade Escolar Esther Couto recebeu o nome em homenagem a professora Esther Couto nascida em 02 de Novembro de 1900 na cidade de Teresina, solteira, professora da Escola Normal Antônio Freire e do Colégio Sagrado Coração de Jesus (das Irmãs) residia na Avenida Frei Serafim no Centro da nossa Capital.

Consta que a referida professora recebeu também uma grande homenagem em 1995, do prefeito de Teresina o Dr. Francisco Gerardo o nome de uma rua na Zona Leste , Rua Professora Esther Couto.

Seu passa tempo predileto era ler e fazer caridade, pois, era bastante católica, lia o Evangelho e rezava seu terço diariamente.

Faleceu no dia 21 de Fevereiro de 1992 com 92 anos e foi sepultada no Cemitério São José, da nossa capital de Teresina, Piauí.

De acordo com pesquisa realizada esta Unidade Escolar foi fundada aos primeiros dias do mês de Fevereiro de 1984, fica situada na Avenida Walfrido Salmito S/N. Parque Piauí zona sul de Teresina pertencente a região Administrativa da 4º GRE tendo como governador nessa época o Dr. Lucídio Portela e como Secretário de Educação o Professor Luiz Gonzaga Pires, e como superintendente o Professor Pedro Aquino, consta que a referida Escola foi construída com os recursos do convênio SEPS / MEC / SE / PI.

A primeira diretora desta Unidade Escolar foi a professora: Teresinha de Jesus Lima de Aquino /1984.

* a seguir:

- Inácia Miranda(1984/1986)

- Raimundinha Martins(1986/1988)

- Oriza Lima Carneiro de Sousa(1988/1990)

- Rosa Rachid da Cunha Silva(1990/1992)

- Antonio João Alves Sobrinho(1992/1994)

- Benedita Loredo(1994/196)

- Francisco das Chagas Oliveira da Silva /1996

- Maria Isabel Moura Feitosa – 1997/1998/1999

- Rita de Cássia Ferraz Nunes – 2000/2001 ...

- Atualmente Profº Benedilson Alves Ferreira

De 1984 a 1999 funcionava com o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série incluindo as salas de aceleração e alunos especiais (diurno) e 5ª a 7ª série com alunos noturno.

No final do ano de 1999 foi fechado o ensino fundamental, dando início em 2000 a Educação Infantil (PRÉ ESCOLAR).

No período de 2005 a 2006 o prédio da Unidade Escolar profª Esther Couto foi adquirido pela Prefeitura de Teresina com objetivo inicial de receber alunos transportados de uma escola na Vila Irmã Dulce, pois a mesma estava de reforma. Neste período, a profª Jardelina Patrasano, foi a Diretora.

Em 2007 o profº Benedilson Alves Ferreira foi chamado para assumir a direção da escola com o objetivo de fazer o processo de autorização de funcionamento da escola e matricular alunos na faixa etária de 3 a 5 anos(Educação Infantil). No ano seguinte a escola matriculou também alunos do ensino fundamental(1º ano ao 5º ano). A Escola foi autorizada a funcionar com o nome de Escola Municipal Esther Couto.

A educação oferecida na Escola Municipal Esther Couto tem como objetivo assegurar ao educando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e desenvolver a capacidade do aprender contínuo, tendo em vista a aquisição de conhecimento, habilidades e a formação de valores e atitudes.

A escola busca parceria com a família e com a comunidade. Além das Reuniões Bimestrais, acontecem também os Encontros de Convivência com pais, tendo o objetivo de oferecer melhor interação entre Escola e família.

A clientela atendida é formada em sua maioria , por pais de baixo poder aquisitivo, o que dificulta a assistência adequada aos filhos, ficando a escola responsável pela intervenção junto a família, buscando melhor participação no processo escolar da criança.

De acordo com a última reforma, a escola recebeu uma sala, que ficou destinada para leitura, assim foi possível organizar o pequeno acervo existente na escola. No entanto este espaço ainda não dispõe de recursos informatizados, embora o uso e acesso à intervenção se dar através da sala de informática.

Suas instalações físicas foram alteradas para adequar-se e atender as crianças com necessidades especiais, principalmente para cadeirantes.

A Escola Municipal tem um quadro docente composto por 08 professoras, sendo que 01 professora tem curso Normal em Nível Médio , 03 especialistas e uma cursando Pedagogia para completar o Normal Superior.

O envolvimento do corpo docente tem sido garantido desde o acolhimento dos alunos as festividades escolares e projetos da escola.

A gestão desta instituição tem buscado a participação de todos para que o trabalho de equipe aconteça em todas as atividades realizadas pela escola, visto que as situações propostas visam a formação de valores e atividades que merecem acompanhamento e envolvimento da equipe.